sábado, 20 de março de 2010

Algumas dicas importantes para uma rede de computadorers.

Você montou uma rede de computadores e ela inexplicavelmente fica caindo de vez em quando (com algumas portas ou com o switch inteiro travando), você checa as configurações e está tudo certo, troca placa de rede, troca switch, refaz o conector do cabo, formata maquina, remove vírus, troca até o computador; mesmo assim a rede funciona no máximo alguns dias e volta a dar problema de novo. Se a rede que você montou está apresentando esses problemas, é muito provável que os mesmos sejam causados por fatores de ordem elétrica.
O aterramento da rede elétrica onde esses computadores estão ligados e até mesmo a posição dos fios na tomada elétrica podem influenciar no funcionamento de uma rede de computadores. A primeira coisa é checar se a rede elétrica tem um bom aterramento (aquele que o eletricista faz com uma barra de cobre fincada na terra), a falta de aterramento causa esses tipos de problemas na rede (se não tiver aterramento providencie para que tenha), se tiver aterramento cheque com um multímetro se as tomadas usadas pelos computadores, ou qualquer outro dispositivo que utilize aterramento, estão funcionado bem (se tiver alguma tomada com aterramento defeituoso, providencie o conserto). Por fim, cheque com um multímetro a posição dos fios fase e neutro na tomada (poucas pessoas sabem que esses fios tem uma posição correta na tomada), a inversão da posição desses fios faz o gabinete do computador dar choque (se tiver alguma tomada com esses fios invertidos providencie a correção), as posições corretas dos fios fase, neutro e terra são as seguintes:


É lógico que pode acontecer da rede funcionar bem sem os cuidados descritos acima, mas se sua rede tem feito você perder o sossego vale a pena seguir essas dicas. Lembrando que não se deve usar em um computador em rede aqueles estabilizadores que dispensam o uso de fio terra (do tipo isotrafo), sob pena de também comprometer o funcionamento da mesma. Não esqueça: um bom aterramento também protege seu computador contra danos causados por distúrbios na rede elétrica.

Tércio Pinheiro
http://informaticamestre.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário