terça-feira, 20 de abril de 2010

Encontre e baixe os drivers que faltam no seu computador

Precisa instalar uma placa nova? Siga estas dicas para ter seus componentes de hardware atualizados e funcionando.

Sempre que o disco rígido é formatado ou o Windows é reinstalado acontece de algum componente parar de funcionar. Geralmente o problema é a falta da instalação correta dos drivers. O Windows XP e Vista não têm uma biblioteca muito grande de componentes suportados, ao menos não possuem os drivers em suas versões básicas (sem pacotes de serviços).


Quais as vantagens de baixar os drivers?
Existem diversos benefícios em baixar os drivers utilizando a internet. O principal é poder utilizar um driver mais recente e que garanta um melhor funcionamento do dispositivo. A segunda razão pela qual é recomendado baixar um software novo é para que haja total compatibilidade com o sistema operacional utilizado, afinal existem muitas placas que não foram lançadas para trabalhar com o Windows 7 ou Vista.


Resolva os problemas
Os problemas com drivers não acontecem apenas quando o sistema é reinstalado, mas também quando adicionamos um novo componente de hardware. Claro que se você possui os CDs de instalação dos seus dispositivos, não terá de caçar drivers para tê-los funcionando. Contudo, se você acabou perdendo o disco com os drivers, não precisa chorar. O InformaticaMestre vai lhe ensinar a instalar todas as placas do seu PC.

Pré-requisitos
Neste tutorial damos dicas de como utilizar o Device Doctor, um aplicativo fácil de utilizar que conta com a vantagem de busca automática pelos drivers de que você necessita. Clique no link abaixo para baixá-lo:

 Para baixar o Device Doctor clique aqui.


O segundo pré-requisito para instalar seus drivers é ter a placa de rede funcionando. Como você deve presumir, o Device Doctor utiliza conexão com a internet para baixar os drivers para seu computador. Portanto, antes de instalar o programa, verifique se ao menos você possui acesso à internet. Caso sua placa de rede não esteja instalada, baixe o driver em outro computador ou utilize o CD de instalação.


Passo a passo
1. Instale e inicie o Device Doctor;
2. Clique no botão “Begin Scan” (Iniciar procura). Aguarde o aplicativo completar a busca;


3. Após completar o processo, o Device Doctor exibe a lista de drivers disponíveis no campo “Download driver updates”;


4. Clique sobre o botão “Download update” (Baixar atualização). Aguarde até que uma página com o driver seja exibida em seu navegador;


5. Agora clique em “Download Driver Installer” (Baixar instalador do driver). Aguarde até que o download seja completado;


6. Extraia o conteúdo do arquivo ZIP numa pasta qualquer e execute o instalador do driver (normalmente é o arquivo Setup.exe);


7. Termine a instalação dos drivers conforme o que for orientado pelo instalador;
8. Repita os passos 4 a 7 até que todos os dispositivos estejam atualizados.

Drivers atualizados
Depois de atualizar todos os drivers do seu computador é possível desinstalar o Device Doctor, porém é sempre importante guardar os arquivos de instalação dos drivers para problemas possíveis. Esperamos que estas dicas tenham sido úteis. Fique ligado no Blog InformaticaMestre para mais tutoriais.

 Por Fabio Roberto Machado Jordão

Tércio Pinheiro
http://informaticamestre.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário