quinta-feira, 15 de abril de 2010

Resolvendo problemas de "tela azul" no Windows XP

Se você está no meio daquela partida do seu game online favorito ou terminando aquele trabalho importante em seu computador e derrepente... Ai que vontade de chutar o computador, tocar fogo e jogá-lo pela janela, deu tela azul!!! Calma! Existe uma solução mais barata que assassinar seu PC.



O que é
A famosa tela azul é uma parada bruta, repentina e forçada do windows para evitar danos irreverssíveis à arquivos e até mesmo ao hardware de seu PC. Há várias possibilidades que podem causar essa parada repentina do sistema, mas a mais comun são problemas com arquivos do windows ou com a tabela de alocação de arquivos do HD.
Obs: o método que ensinarei agora funciona apenas se a causa da tela azul for arquivos do sistema (windows) corrompidos ou problemas na tabela de alocação de arquivos do HD. Se após a execução desse método a tela azul ainda persistir,  recomendo que você leve seu computador para ser verificado por uma assistência técnica de sua confiança, pois o problema pode está sendo causado por defeito de hardware.

O que fazer
A solução para esse problema, nas condições descritas acima, é bem simples:


Clique no menu Iniciar e depois em Executar


Após clicar em executar digite "cmd" e pressione enter


Espere aparecer a tela do Prompt de Comando (uma tela preta), então digite o seguinte comando:
chkdsk c: /r e pressione enter.
Obs: o "c:" representa a partição ou disco onde seu windows está instalado, mude esta letra de acordo com a partição ou disco onde seu windows está instalado. Ex: se seu windows estiver instalado na partição ou disco D, o comando fica assim: chkdsk d: /r.
Após digitar o comando e pressionar enter, a tela do Prompt de Comando deve está semelhante à tela seguinte:


Ao executar o comando descrito acima o Prompt de Comando informa que não é possível executar o CHKDSK, pois o disco ou partição onde ele será executado não pode ser desmontado para ser verificado.
Responde "s" e pressione enter após a pergunta: "Deseja agendar a verificação deste volume para a próxima vez em que o sistema for reiniciado? (S/N)".
Pronto! Agora é só reiniciar o computador e deixar o CHKDSK fazer o a manutanção de seus arquivos e HD.

Mas...
 Se a tela azul persistir mesmo após a realização deste procedimento, é muito provável que o problema seja hardware.

Lembrando
Se a tela azul aparece antes de iniciar o windows e , logo após ela, o PC reinicia automaticamente (o windows não inicia de jeito nem um), é possível realizar o mesmo procedimento utilizando um cd de instalação do windows xp. Após dar um boot pelo o tal cd, selecione a opção de recuperar o windows utilizando o console de recuperação, se vier a pergunta: "A qual instalação do windows você deseja se conectar?", digite o número 1 (um) e pressione enter, você vai cair em uma tela semelhante a do Prompt de comando, digite a letra de unidade correspondente à unidade de cd-room onde você colocou o cd de instalação do windows xp (geralmente d:) e execute o procedimento descrito acima, depois de executar o comando chkdsk c: /r, execute também o comando chkdsk c: /p e ainda o comando fixboot, ao executar o fixboot o sistema perguntará se você deseja gravar um novo setor de boot, digite "y" e pressione enter. Pronto! É só reinicira o PC e... problema resolvido (se não for hardware).

Por Tércio Pinheiro
http://informaticamestre.blogspot.com

8 comentários:

  1. hoo maneee, se da tela azul é porque nao entra modo grafico, como vc explica uma coisa assim?

    Meu da um boot via dos e executa CHKDSK por la, ok.Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre a tela azul impede a inicialização do windows. Mas quando a tela azul impede a inicialização do windows realmente tem que dar boot via CD ou alguma outra mídia que consiga inicializar o modo DOS com CHKDSK, expliquei isso no final da matéria no tópico "Lembrando", acho que você não leu a matéria até o fim!

      Excluir
  2. Não resolveu nada aqui sempre da a tela azul porem o erro é de um tal de PX ENGINE que manda baixar a atualização já baixei umas 5 vezes já reiniciei umas 5 vezes e continua a mesma tela azul do PX ENGINE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembre que o defeito pode ser físico(nos componentes do computador, principalmente na memória ram, hd com problemas em trilhas e/ou setores, capacitores dilatados na placa mãe ou na fonte de alimentação)se o problema for físico nem um dos métodos descritos nesse tutorial vai funcionar, será necessário diagnosticar seu hardware e trocar quaisquer componente defeituoso. Com ultima alternativa tente tirar o hd com problema(Blue screen) e coloque-o em outro computador que tenha windows funcionando, rode o chkdsk desse computador (que tem o windows funcionando) e veja se vai dar certo, tente escanear vírus também. Acho que isso resolve o problema. De toda forma posta aí o resultado.

      Excluir
  3. e se a tela azul apareceu so duas vezes e nao apareceu mais tenho que formatar meu pc para evitar riscos.

    ResponderExcluir
  4. o mais comum dessa tela é a memória ram

    ResponderExcluir
  5. Fui ligar meu pc e minha fonte tava em 110 onde aki é 220 então fumaçou e desliguei dai em diante começou a dar uma tela azul em meu pc mas a fonte ainda esta funcionado mas no dia saiu um liquido dela e eu abrir então a capa que protege um capacitor tava meio estufado, sera então que pode ser este o meu problema então da tela azul?

    ResponderExcluir