quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Envie e receba arquivos via conexão ponto a ponto entre dois computadores sem programas.

Todas as fotos do feriado, aquele vídeo que você mesmo editou, a arte final de uma capa de revista, os documentos referentes à licitação que ficaram no escritório e por aí vai. Todos nós já passamos por situações em que precisamos enviar uma grande quantidade de arquivos ou um arquivo grande de um computador para outro. O problema surge quando eles são grandes demais para serem anexados a um email. É aí que entra o iSendr.

O iSendr é uma ferramenta inovadora que exclui a necessidade de mandar pacotes por email ou para um servidor. Nunca mais você precisará enviar seus arquivos para o FTP da empresa, ou upá-los para hosts como 4shared ou Rapidshare.


Para acessar a página do serviço clique aqui.

Peer-to-peer é mais velocidade:

Você provavelmente já ouviu falar deste termo associado a programas para baixar Torrents e clientes de eMule. O sistema peer-to-peer, também conhecido como P2P e em português como compartilhamento ponto a ponto, conecta diretamente computadores por meio da internet ou de uma rede, permitindo o acesso direto de arquivos sem intermediários. Isso significa que a transferência não é feita enviando o arquivo para um servidor, de onde outro usuário faz o download. A transferência P2P conecta os dois IPs sem o uso de intermediários. Assim, você utiliza a velocidade total de upload do servidor e o download do cliente, sem os limitadores de transferência presentes em sites de hospedagem.

Facilidade de envio e recebimento:

Para transferir um arquivo de um computador ao outro é bem simples. Basta acessar o serviço e selecionar a opção “Send a File”. O site abre então uma janela para que você escolha o arquivo, e clicando no botão Abrir é estabelecida uma conexão entre aquele arquivo e uma URL intermediária. Esta URL serve apenas para dizer ao computador receptor do arquivo qual é o caminho que deverá percorrer através da web para chegar ao pacote enviado por você. Lembre-se que você não pode fechar a janela de envio. Ela é sua conexão, e se você fechá-la não será possível enviar o arquivo.


Aí basta clicar na tesoura que fica ao lado do link e o endereço já está copiado para a sua Área de transferência. Existem duas opções para a pessoa que vai receber o arquivo iniciar o download: Você pode mandar o link completo, ou apenas o código que fica depois do endereço. Se você mandar apenas o código, o receptor vai ter que acessar o site do programa e selecionar a opção “Claim a File”. Em seguida deve inserir o código fornecido por você e clicar em “Retrieve”.

Lembre-se de prestar muita atenção às letras maiúsculas ou minúsculas. O site diferencia os dois formatos para aumentar a quantidade de códigos gerados para arquivos, e assim “bxk1” é diferente de “BxK1”.
Quando alguém abrir o endereço ou inserir o código no site a transferência é iniciada automaticamente. Você visualiza o andamento do envio na janela que estava aberta e o receptor visualiza o recebimento.


Quando o processo termina, basta o receptor clicar no botão “Save” e selecionar a pasta onde o arquivo deve ficar armazenado.
Segurança acima de tudo:

O protocolo P2P já é seguro por natureza. Ao evitar que seu arquivo fique armazenado em servidores externos, você previne que ele possa ser encontrado em sites de busca ou buscadores específicos para sites como Rapidshare, 4shared e MegaUpload. Apenas você e o receptor têm acesso ao arquivo que está sendo enviado e, uma vez que as janelas de conexão são fechadas, o link para download deixa de existir.

Mas, se quiser aumentar ainda mais a segurança com que o arquivo é enviado, você pode escolher uma senha na hora do envio marcando a opção “Password Protect”. Com isso, além de um link único para recebimento, a pessoa que irá fazer o download precisa da senha que você fornecerá antes de escolher o arquivo. Afinal de contas, segurança nunca é demais!


Links únicos:

Cada envio possui um único link. O computador que realiza o upload recebe uma mensagem na conclusão avisando que o procedimento foi completado e perguntando que ação tomar. Se alguém tentar baixar o mesmo arquivo por um link que já foi utilizado, o site retorna uma mensagem de erro dizendo que o link não está disponível.

Se você quiser enviar o arquivo novamente, basta selecionar a opção “Send This File Again”. Assim será gerado outro código para envio, e outra pessoa poderá recebê-lo. Há também a opção de selecionar outro arquivo clicando em “Pick a New File”, que inicia o processo todo novamente.
Infelizmente a ferramenta não possui sistema para envio de vários arquivos em paralelo. Se você precisa mandar mais de um arquivo para a mesma pessoa, pode fazer uso de um compactador de arquivos como o Winzip ou o Winrar para juntá-los em um único pacote para o envio.

Por Caffeinated Mind

Autor: Tércio Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário