quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Windows SteadyState: proteja o seu Windows

Utilitário gratuito da Microsoft adiciona várias medidas de segurança e proteção ao seu computador!

Embora o Windows XP/Vista/7 separe as permissões de usuários, ela nem sempre é suficiente quando um administrador precisa delegar permissões específicas para usuários específicos.

Isso é facilmente resolvido com alguns utilitários pagos e outros gratuitos. Neste tutorial, vamos conhecer o utilitário gratuito Windows SteadyState, desenvolvido pela própria Microsoft, que traz várias vantagens deste tipo a usuários de versões originais do Windows XP/Vista/7.

01. Esta é a tela principal do Windows SteadyState, com acesso às configurações e à criação de usuários vigiados pelo sistema. Vamos ver cada configuração.

 
02. Definir as Restrições ao Computador: Aqui, você poderá ativar várias configurações gerais de segurança, como proibir a criação de pastas/arquivos em C:\, impedir o acesso a qualquer dispositivo de armazenamento de arquivos em portas USB (como flash-drives, MP3 players e cartões de memória) e cancelar a abertura de documentos do Microsoft Office diretamente pelo Internet Explorer.


 03. Agendar Atualizações de Software: Como qualquer atualização acaba modificando algum arquivo considerado ‘de sistema’, o Windows SteadyState também monitora este recurso – bastando ativar a opção Usar o Windows SteadyState para baixar e instalar atualizações automaticamente.

Se outros programas compatíveis forem detectados pelo SteadyState, ative a opção Atualizações do Programa de Segurança, para que o software também os atualize, quando for necessário.

 04. Proteger o disco Rígido: Caso você ative a proteção (Ativada), pode ‘virtualizar’ todo o ambiente, fazendo com que as atualizações sejam perdidas toda vez que o computador for reiniciado (Remover todas as alterações na reinicialização) ou de tempos em tempos (Reter as alterações temporariamente).

 05a. Quando você cria um usuário pelo Windows SteadyState, tem a oportunidade de inseri-lo em outra partição (Local do usuário).

05b. Configurações do Usuário > Geral: Nesta guia, você pode bloquear o perfil do usuário para evitar alterações além das que você (administrador) impôs e ativar opções de logoff automático após um prazo determinado.

05c. Configurações do Usuário > Restrições do Windows: Aqui, você pode restringir várias funcionalidades do Windows, podendo ativar restrições individuais do sistema (ex: desativar o painel de controle) ou grupos de restrições (altas, médias, baixas ou nenhuma).

05d. Configurações do usuário > Restrições ao Recurso: Aqui, você encontrará restrições do mesmo gênero, mas relacionadas ao Internet Explorer e ao Microsoft Office.

05e. Configurações do usuário > Programas Bloqueados: Como a guia já explicita, aqui você poderá proibir o acesso a programas específicos.

O Windows SteadyState é um programa gratuito (necessita de validação), bem simples e intuitivo, não deve gerar problemas para ser usado. Lembrando que para o seu correto funcionamento é necessário que ele seja instalado em uma conta de administrador. Qualquer dúvida é só postar um comentário.

Obs:  Windows SteadyState continuará disponível para download até 31 de dezembro de 2010. O suporte para o Windows SteadyState continuará disponível pelo portal da Base de Dados de Conhecimento da Microsoft até 30 de junho de 2011.

Por Mr. Shadow/Baboo 

Autor: Tércio Pinheiro

http://informaticamestre.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário