terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mudando de hardware com Windows XP

Quem já tentou clonar o HD com uma instalação do Windows XP de uma máquina para a outra já se deparou com uma BSOD (tela azul) ou com resets automáticos, isso ocorre pois a Microsoft não oferece suporte para clonagem de instalações para configurações que tenham HAL (Hardware Abstraction Layer) diferentes, nem mesmo utilizando o Sysprep, que somente serve para fazer cópias de instalações para máquinas iguais. Nessea dica irei ensinar uma forma de completar essa operação do sucesso, permitindo inclusive ter em um case externo a imagem de uma instalação completa, com Windows atualizado, Office, programas, Anti-vírus

Primeiramente é necessário para o download do seguinte arquivo: Arquivos para clonagem. Além desses arquivos, sugiro a instalação do software 7-zip (freeware).

Após fazer o download dos arquivos necessários, use o 7-zip para descompactá-los no C: da instalação que deseja clonar ou simplesmente transferir para outra máquina com configuração diferente, muito comum em caso de upgrade. Agora navegue até a pasta C:\Windows\Driver Cache\I386, utilize novamente o 7-zip para extrair os seguintes arquivos de driver.cab:

Atapi.sys
Intelide.sys
Pciide.sys
Pciidex.sys

Copie esses mesmos arquivos (extraídos de driver.cab) para o caminho: C:\Windows\System32\Drivers.

No C: da instalação, encontre o arquivo Mergeide.reg, extraído anteriormente. Clique com o botão direito e selecione a opção "mesclar", respondendo "sim" a pergunta que vem em seguida.

Para quem vai apenas fazer um upgrade, colocando o HD em uma nova configuração, está pronto, basta colocar o HD na nova configuração e instalar os novos drivers, usufruindo das configurações aplicadas e programas instalados anteriormente.

Para quem deseja criar uma imagem pronta no seu case externo para instalar em outros micros, caso comum para profissionais de informática, ainda será necessário clonar a partição usando seu software de preferência, eu particularmente utilizo o Norton Ghost, porém existem opções gratuitas, como o Partition Image.
Se por acaso o sistema não iniciar após a clonagem, pedindo para inserir disco de boot, será necessário ativar a partição novamente, para isso a melhor opção é usar o Partition Magic, porém é um software pago, como opção gratuita sugiro o GParted, que vem no Live-CD do Kurumin, que preferir pode baixar Live-CD exclusivo do GParted no site do desenvolvedor (gparted.sourceforge.net), bastando marcar nos atributos da partição como ativa/inicialização.

Não tive a opção de testar essa dica em uma situação onde seria necessário instalar o driver Sata para o HD ser reconhecido normalmente, nos meus testes clonei um HD Sata da Seagate da seguinte configuração:
Notebook HP/Compaq V6210BR Sempron 3500+ | 1 GB DDR2 | Geforce 6150 Go 128 MB | Seagate Sata 60 GB.

Screenshot da instalação no Notebook:
Clique na imagem para ampliar

E restaurei a imagem em um HD Pata da Samsung da seguinte configuração:

Asus K8V-VM Ultra | Sempron 2600+ | 256 MB DDR400 | Via Chrome 9 | Samsung Pata 80 GB.
Screenshot da mesma instalação, já no PC.


Já restaurei essa imagem em alguns HDs de clientes meus, sendo necessário apenas instalar os drivers da nova configuração para que o PC funcione perfeitamente bem.

Deixo aqui meus agradecimentos e créditos a Igor Humberto, do fórum TechNet, que me ajudou a chegar a essa dica, me fornecendo os arquivos necessários e as instruções de uso.

Um abraço a todos, espero que gostem :-)

Por Denilson Marcos Nepomuceno

Autor: Tércio Pinheiro
http://informaticamestre.blogspot.com

2 comentários:

  1. Olá amigo, fiz os procedimentos e resolveu porem o touch do mouse e o teclado parou de funcionar. Dai queria saber como posso instalar os drivers para eles voltar a funcionar. Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Me informe o tipo fabricante e modelo do equipamento em questão. Mas já adianto que vc tiver os drivers de máquina em questão tente instalá-los novamente, como o touche do mouse e do teclada n funcionam tente usar um mouse e teclado usb para fazer essa instalação dos drivres.
    Se isso não funcionar me forneça as informações solicitadas acima para que eu tente lhe oferecer uma possível solução.
    Abraços.

    ResponderExcluir